Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Um dia de cultura em Viseu
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Quinta, 28 Maio 2015, 18:52
 

No dia vinte e dois de maio, os alunos do 10ºD e 10ºE dos Cursos Profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel e de Técnico de Análise Laboratorial, respetivamente, deslocaram-se, em visita de estudo, à cidade de Viseu, capital do distrito a que pertence o Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A visita iniciou-se com um percurso de funicular até ao centro histórico da cidade, mais concretamente ao Museu Grão Vasco onde os alunos tiveram a oportunidade de apreciar, através de uma visita guiada, várias obras do pintor viseense Vasco Fernandes (Grão Vasco) e de alguns dos seus discípulos (século XV e XVI). De acordo com a guia, Rita Figueiredo, vários dos quadros expostos constituem hoje tesouros nacionais. Ainda no Museu Grão Vasco, todos puderam observar pinturas de José Malhoa e de Columbano Bordalo Pinheiro assim como exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

Uma vez que algumas das obras de Grão Vasco são provenientes da catedral de Viseu, os alunos foram ainda conduzidos à Sé, a fim de apreciarem também os diversos tetos ornamentados.

A segunda parte da visita decorreu na rádio Estação Diária (96.8FM), situada no terceiro piso do Palácio do Gelo. No âmbito do módulo 5 de Português (Textos dos Media II), os alunos visitaram uma pequena mas organizada estação de rádio, tendo ficado a conhecer todas as etapas associadas ao funcionamento de uma rádio (local), desde a redação de notícias até à produção/edição de áudio e vídeo. Terminada a visita à Estação Diária, os alunos colocaram questões a uma das animadoras da rádio, Maria Olívia Miranda, que, previamente, haviam preparado na aula de Português.

Por volta das 12:30h, o grupo de alunos e de professores foi almoçar naquele shopping e cada um pôde escolher a sua iguaria nos vários restaurantes à disposição.

Às 14:30h todos se dirigiram para o Teatro Viriato onde assistiram à representação da peça/dança “Linhas de Newton”, de Aldara Bizarro que criou este espetáculo “com o intuito de, através da dança, disciplina perita em trabalhar o espaço, transmitir algumas emoções sobre a geometria e física, bem como noções do campo da fantasia e do belo”.

Após o teatro, o grupo encaminhou-se para o Parque do Fontelo onde se encontrava o autocarro. Ali, ainda houve tempo para lanchar e desfrutar da beleza e frescura do parque.

No regresso, que ocorreu às 16:40h, os alunos mostraram-se animados e felizes por mais um dia de cultura bem passado.

Os alunos do 10ºD/10ºE

V1V2

V3V4

V5V6

V7V8

V9V10

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação