Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Sobre os RANKINGS
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Segunda, 18 Fevereiro 2019, 20:26
 

No Ranking do Ensino Profissional a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais é a primeira no “pódio do sucesso” (dados relativos a 2016/2017).

Em 2014/2015, 18 alunos iniciaram a sua formação numa turma com dois cursos (Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Variante Mecatrónica Automóvel (10 alunos) e Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial (8 alunos), sendo 14 do concelho de Mortágua e 4 de concelhos vizinhos.

Todos os alunos que iniciaram a sua formação profissional na nossa escola, em 2014/2015, concluíram o seu curso, em 2016/2017, correspondendo a uma taxa de sucesso de 100%.

Neste momento, em que o sucesso dos Cursos Profissionais colocam a nossa escola numa posição de destaque, importa dizer que se verificou uma conjugação de fatores que concorreram para este desfecho, motivo de grande orgulho e satisfação.

Os alunos foram, sempre, exemplo de dedicação, colaboração e envolvimento, em todas as dimensões da sua vida escolar e da sua formação integral, mostrando-se muito recetivos às propostas apresentadas, que incluíram, amiúde, trabalhos de intervenção no espaço escolar.

O acompanhamento permanente dos alunos em termos pedagógicos e relacionais, a sua formação académica e pessoal, a sua orientação profissional foram e continuam a ser feitos por professores com experiência no Ensino Profissional, que apostam numa relação pedagógica de proximidade e no respeito e valorização das especificidades de cada um e por um esforço de adequação das metodologias de ensino e de trabalho, que privilegiam a componente prática e experimental.

A aposta num apetrechamento de qualidade da escola – laboratórios e oficinas bem equipados, algum material informático, materiais de desgaste, salas de aula e outros espaços confortáveis – assumiu uma importância determinante e constituiu fator facilitador do desenvolvimento da componente prática das diferentes áreas disciplinares.

O estabelecimento de parcerias com Empresas da região, que acolhem os alunos durante a Formação em Contexto de Trabalho (“estágio”), tem contribuído para o reforço e valorização da componente prática, experimental e técnica das aprendizagens, proporcionando uma formação de qualidade, também numa perspetiva de integração futura, uma vez que a oferta destes cursos tem em conta a possibilidade de integração no mercado de trabalho local e regional.

Há, ainda, a considerar o envolvimento atento e colaborante dos Pais e Encarregados de Educação.

Os rumos trilhados, posteriormente, levaram 3 alunos ao Ensino Superior, onde estão a dar continuidade à sua formação; 11 alunos estão integrados no mercado de trabalho, na sua área específica; 4 alunos estão integrados no mercado de trabalho, em setores diferenciados, por opção pessoal.

Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos pelo sucesso obtido ao longo do seu percurso escolar nos Cursos Profissionais.

Aqui deixamos os nossos Parabéns a este magnífico grupo de alunos, extensível a todos os seus professores.

Bem Hajam!

Veja mais em: https://www.publico.pt/2019/02/16/sociedade/noticia/quase-dois-tercos-alunos-ensino-profissional-concluiram-secundario-chumbos-1861915#gs.IE9j3PLy

No Ranking dos Exames de 2018, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais é a 10.ª a nível nacional e a 1.ª Escola Pública na disciplina de Física e Química A, com a média de 14,08.

Nesta ocasião, em que os resultados dos exames nacionais de Físico e Química A colocam a nossa escola numa posição de destaque, importa dizer que se verificou uma conjugação de fatores que concorreram para este desfecho, motivo de grande orgulho e satisfação.

Desde logo, os alunos em causa que, desde o início do seu processo formativo, se mostraram conscientes das suas responsabilidades e detentores de um propósito: participar ativamente na definição do rumo das suas vidas. Têm sido, sempre, exemplo de dedicação, colaboração e envolvimento, em todas as dimensões da sua vida escolar e da sua formação integral.

Por outro lado, os professores, que desenvolvem um trabalho marcado pela dedicação aos alunos; por uma disponibilidade constante (mesmo fora do seu horário), para dar resposta às dúvidas e dificuldades dos alunos.

Há, ainda, a considerar o envolvimento atento e colaborante dos Pais e Encarregados de Educação.

Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos pelo brilhante desempenho nesta prova.

Aqui deixamos os nossos Parabéns a este magnífico grupo de alunos, extensível aos seus professores Liliana Santos e Artur Borges. 

Bem Hajam!

Veja mais em: https://www.publico.pt/2019/02/16/sociedade/noticia/so-ha-quatro-publicas-melhores-medias-exames-ficam-interior-1860638#gs.ySnvTUPF

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação