Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
VISITA DE ESTUDO À CIDADE DO PORTO – 10º A e 10º B
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Sábado, 9 Março 2019, 21:20
 

No dia 21 de fevereiro os alunos das turmas A e B do 10º ano realizaram uma visita de estudo, tendo como destino o Porto. Dos objetivos da visita destacaram-se, o contacto com os diferentes contextos nos quais se inserem os conteúdos programáticos das disciplinas envolvidas; a participação em atividades que permitiram articular competências desenvolvidas e mobilizar conhecimentos já adquiridos; ainda o desenvolvimento de uma consciência que leve à valorização do conhecimento científico e  contribua  para uma postura curiosa face ao conhecimento específico de cada uma das disciplinas intervenientes; também o desenvolvimento de atitudes de cooperação e de responsabilidade; bem como o desenvolvimento do espírito de investigação, designadamente através da recolha de dados, panfletos, registos escritos, fotográficos, … permitindo aos alunos conhecer e  valorizar o nosso património histórico e artístico e  como não podia deixar de ser,  promover o relacionamento interpessoal.

A visita integrou o Jardim Botânico e o Centro de Biodiversidade, tendo em vista a turma A  e a Casa do Infante “destinada” aos alunos da turma B, atendendo à especificidade das disciplinas – Biologia e Geologia (BG) e História A. Para que os objetivos anteriormente enumerados fossem atingidos, todas as visitas contaram com guias, permitindo contextualizar os espaços visitados face aos conhecimentos adquiridos e simultaneamente esclarecer, elucidar e até motivar para novas aprendizagens. A visita completou-se com a presença das duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, no Teatro Nacional de S. João, onde participaram num exercício de leituras dramatizadas da “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, no âmbito da disciplina de Português.

Também a observação da aglomeração do casario no centro histórico do Porto permitiu aos alunos da turma B ter uma noção da diferença entre o núcleo urbano medieval e as alterações que o aumento demográfico impõs ao crescimento e à organização da cidade em termos ubanísticos, aspetos relacionados com a disciplina de Geografia A.

Foi uma visita pautada pela boa disposição e pelo cansaço, mas com um balanço final, francamente positivo.

 

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação