Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
O CFD de Canoagem de Mortágua esteve presente no V Encontro Nacional de CFD de Atividades Náuticas
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Sexta, 18 Outubro 2019, 12:42
 

Nos dias 11 e 12 de outubro, realizou-se em Mira, com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, o V Encontro de Centros de Formação Desportiva de Atividades Náuticas.

No evento, destinado aos professores que dinamizam os CFD, compareceram 150 participantes, entre professores e convidados.

O Diretor Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, a Sub-Diretora Geral da Direção-Geral da Educação, Eulália Alexandre, a Diretora Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Manuela Faria, bem como Rita Borges, da Fundação Oceano Azul e o surfista Tiago Pires (Saca Pires) marcaram presença no Encontro.

Na intervenção de abertura, o Diretor Geral da Educação, salientou a necessidade crescente e premente da capacitação dos recursos humanos afetos aos Centros de Formação Desportiva, nomeadamente na área da segurança, manutenção e incremento da sua formação técnica especializada.

A Sub-Diretora da DGE, enalteceu a importância do Projeto CFD como parte integrante do Currículo Nacional, como oportunidade de levar a sala de aula aos mais diversos locais de funcionamento dos CFD. O Projeto CFD como recurso ativo para a formação dos alunos que se pretende cada vez mais próxima da realidade, mais prática e com maior ênfase na capacidade de resolução de problemas, valorizando o Currículo através do Desenvolvimento Articulação Curricular e Desenvolvimento Ambiente e Sustentabilidade.

Rita Borges, da Fundação Oceano Azul, parceira do Desporto Escolar neste projeto, abordou a promoção da Literacia dos Oceanos e do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Fundação neste âmbito, junto dos alunos, em particular dos mais novos, e também dos professores.

Por sua vez, Tiago Pires promoveu a “Maior aula de Surf do Mundo” que se realizará, com o apoio do Desporto Escolar, ação através da qual pretende levar os alunos do interior do país a contactar com o Mar.

Seguiram-se, durante a tarde, um conjunto reuniões técnicas das modalidades de Canoagem, Remo, Surf e Vela.

No segundo dia, os professores começaram a manhã com uma atividade prática na Barrinha, onde experimentaram várias modalidades náuticas, tendo seguidamente participado numa ação de sensibilização de Suporte Básico de Vida articulada com o INEM/CVP.

O Encontro terminou com a apresentação das conclusões das reuniões técnicas realizadas e com a intervenção de Rui Carvalho, Coordenador Nacional de Desporto Escolar.

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação