Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Domingo, 3 Novembro 2019, 13:33
 

Ao longo deste e do próximo ano letivo, 2019/20 e 2020/2021, o Agrupamento de Escolas de Mortágua irá desenvolver um projeto europeu, no âmbito do Programa ERASMUS+, cofinanciado pela União Europeia e pela Agência Nacional. Este projeto consiste numa Parceria Multicultural entre seis escolas europeias de diferentes países, Portugal (Mortágua), Noruega, Dinamarca, Alemanha, Eslovénia e Eslováquia.

O arranque do projeto foi da iniciativa do Agrupamento de Escolas de Mortágua, após os contactos estabelecidos pelo Professor Jorge Lourenço, Coordenador do Projeto na Escola.

O projeto, cujo acrónimo é NEMESIS – New Media in Democratic Societies, permitirá aos alunos portugueses da turma C do 8º ano ter a oportunidade de debater e trabalhar este tema muito atual com jovens da mesma idade, oriundos das outras cinco escolas parceiras. Os trabalhos realizados em cada país serão partilhados com os colegas via Internet e publicados num website comum, entre outras formas de divulgação.

Ao longo destes dois anos, estão previstos seis encontros de trabalho, a realizar em cada uma das seis escolas participantes durante 5 dias e envolvendo alunos e professores.

O primeiro destes encontros realizou-se já, entre os dias 20 e 25 de outubro, em Oslo, capital da Noruega. Esta primeira sessão de trabalho contou apenas com os professores envolvidos, sendo que a escola portuguesa esteve representada pelos Professores Jorge Lourenço e Gabriela Pereira, Diretora de Turma do 8º C.

Já com a presença de cinco alunos de cada escola envolvida, seguem-se deslocações à Dinamarca, Eslováquia e Alemanha. A Eslovénia receberá apenas os professores na fase de conclusão e avaliação do projeto. Em 2021, será o Agrupamento de Escolas de Mortágua a assumir o papel de anfitrião do projeto, recebendo cinco alunos de cada país participante e os respetivos professores, numa semana que se pretende que seja de trabalho, mas também de muito convívio e troca de experiências.

Esta será uma oportunidade excecional para os alunos contactarem com povos e culturas diferentes, promovendo deste modo a tolerância e a solidariedade no espaço Europeu. É, igualmente, uma ocasião única para promover o Concelho de Mortágua e a região envolvente.

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação