Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
TRABALHO DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO – 2020-2021 TURMA B – 12º ANO
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Quinta, 17 Junho 2021, 12:11
 

Como alunos do curso de Línguas e Humanidades, presentemente a frequentar o 12º ano, turma B, pautámo-nos por tratar ao nível de Cidadania e Desenvolvimento a realidade da comunidade na qual estamos inseridos - o concelho de Mortágua.
Se no 10º ano foram alvo da nossa atenção os incêndios, a violência doméstica, os refugiados… ; no 11º ano fizemos o levantamento de informação sobre os imigrantes que se radicaram no nosso concelho e os mortaguenses (emigrantes) que se fixaram em várias partes do mundo, tendo sido destacado os motivos e as dificuldades de inserção e integração por parte de uns e de outros. Neste ano letivo, mais uma vez, a realidade do concelho impôs-se quanto à abstenção nos diversos processos eleitorais (autárquicas, legislativas, presidenciais e europeias). Tendo em conta que mais de 50% dos alunos da turma perfizeram 18 anos, constituindo-se, assim, como eleitores, considerámos importante a reflexão sobre o afastamento dos jovens da política e a consequente abstenção nos diferentes atos eleitorais.
Para perceber a realidade do concelho foi feito o levantamento dos dados eleitorais anteriormente referidos, relativamente aos dois últimos mandatos, permitindo uma comparação simplista, uma reflexão (possíveis causas para a abstenção) e algumas conclusões (identificação dos atos eleitorais e das freguesias com aumento da abstenção).
Para a consciencialização da importância do voto foi elaborado um “documento”- Os 10 Mandamentos da Cidadania Eleitoral, tendo como base os 10 Mandamentos Bíblicos.
Face ao exposto, a turma assume um compromisso de incentivo ao voto junto dos seus pares, no seio da família e da comunidade em geral, mas também de votarem nas próximas eleições autárquicas a realizar em outubro de 2021, e em todos os atos eleitorais que se afiguram no futuro.

Em anexo um documento com o trabalho elaborado.

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação