Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
AEM
Visita estudo - 8ºano - Planalto Beirão + Buçaco
por Artur Rosa - Sexta, 9 Maio 2014, 19:57
 

Os alunos das turmas do 8º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo no dia 02 de maio, tendo saído da escola em direção à Central de tratamento mecânico e biológico do Planalto Beirão, situado no Vale da Margunda – Borralhal. Aqui foi-nos explicado pela guia, que a central é composta por uma linha de pré-tratamento e triagem, tendo como finalidade a separação do máximo de resíduos recicláveis. Após esta fase, os resíduos são encaminhados para as diversas fileiras do sector da transformação de matérias-primas, sendo os materiais recicláveis captados no processo de triagem, enfardados e encaminhados para a indústria recicladora através das diversas entidades gestoras, enquanto os elementos rejeitados são enviados para o aterro sanitário.

8-1    8-2

Em seguida dirigimo-nos ao Museu Militar do Buçaco, tendo em vista o conhecimento do espaço criado para que se mantenha viva a memória das pessoas, quanto à valentia e à ação heróica do exército anglo-luso durante o período das Invasões Francesas (1807/1911), em particular a terceira invasão (1810/1811). Iniciámos a visita pela Capela e só depois o Museu, tendo-nos sido possível observar valiosas colecções de armas, uniformes e equipamentos utilizados na Batalha do Buçaco (3ª Invasão Francesa, liderada pelo general de Napoleão Bonaparte, Massena), com destaque para uma peça de artilharia com a respectiva guarnição, exposta entre a capela e o Museu, numa área protegida.

8-3   

Finalmente, e após a pausa para o almoço, deslocámo-nos para a Mata do Buçaco que constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo, já que representa uma herança  histórica, religiosa, militar, natural e paisagística de identidade nacional. Aqui a atividade designada“Bichos estranhos que nos rodeiam”, foi orientada por elementos da Fundação Mata do Buçaco que, tem como objetivo tornar a Mata num local de aprendizagem e descoberta. Aqui foi-nos permitido observar algumas espécies animais menos conhecidas, mas bastante comuns nesta região, como alguns anfíbios, morcegos e carnívoros. Esta atividade incluiu um breve passeio na Mata, para observação de alguns daqueles animais.

 8-6   

Colaboração dos alunos do 8ºE Diogo Costa,n.º6, Nuno Borges, n.º14 e Rafael Coelho, n.º16

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação