Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Programa Leitura em Vai e Vem
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Quinta, 14 Julho 2022, 09:15
 
Na Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, Mortágua, o Departamento Educação Pré-escolar, no ano letivo 2021-2022, inserido no PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027, deu, mais uma vez, continuidade ao programa Leitura em Vai e Vem. Uma vez que é responsabilidade da escola e da família, conjuntamente, potenciarem a aquisição da “competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida”, permitiu às crianças levar livros da escola para casa, pois o papel das famílias na educação é preponderante e” quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor”.
Assim, as crianças, todas as sextas-feiras, passaram a levar na mochila uma história para ler em família durante o fim de semana a devolver à escola na segunda-feira seguinte. Também, junto à história, seguia uma ficha de leitura para ser preenchida e devolvida em conjunto com a história. Neste Vai e Vem foi possível contar com, pelo menos, quatro mil e duzentas sessões de leitura realizadas em família. Um autêntico sucesso que nos deixa muito felizes e orgulhosas pelos nossos alunos e as suas famílias!

Foi uma atividade desenvolvida por todos os grupos da Educação Pré-escolar e é opinião unânime de que o processo decorreu de forma positiva. Observou-se que a maioria das famílias contaram as histórias, bem como procederam ao preenchimento da referida ficha. Foram, também, desenvolvidas outras atividades relacionadas com os livros, articuladas com diferentes áreas de conteúdo, bem como com os respetivos domínios. Assim, deste programa, decorreram outras atividades como: a construção de instrumentos de regulação do cumprimento de regras inerentes a este programa: como por exemplo, o registo semanal do livro requisitado, bem como o cumprimento da entrega na data estipulada; representações gráficas das histórias; registos de autoavaliação, gráficos de barras para aferir quais os elementos da família contavam mais história

s, a criação de histórias…, tornando o programa ainda mais dinâmico, ao que as crianças reagiram com interesse, empenho e responsabilidade.
As educadoras, por fim, afirmaram que este é um projeto que deve ser continuado no próximo ano letivo.
 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação