Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Selo Escola Voluntária 2013
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Sábado, 30 Maio 2015, 21:34
 

Agrupamento de Escolas de Mortágua, com o projeto “PERSEVERAR SOLIDARIEDADE” foi distinguido, pela 2ª vez consecutiva, com o “SELO ESCOLA VOLUNTÁRIA”Selo2013

 Ministério da Educação reconhece projetos educativos solidários.

O Agrupamento de Escolas de Mortágua foi distinguido com o “Selo Escola Voluntária 2013”, um prémio atribuído pelo Ministério da Educação a estabelecimentos de ensino que promovam valores de cidadania e de solidariedade em meio escolar, no âmbito do Programa Escola Voluntária (uma iniciativa lançada em outubro de 2012, em parceria com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social).

Das 33 escolas premiadas a nível nacional, salienta-se o Agrupamento de Escolas de Mortágua como uma das duas escolas distinguidas no distrito de Viseu.Selo2013-2

Na cerimónia de entrega do prémio, decorrida no passado dia 30 de abril, no teatro Thalia, em Lisboa, estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Rui Parada da Costa, a Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, e a Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento Educativo, Gabriela Pereira.

O júri, designado pelo Sr. Ministro da Educação e Ciência, foi presidido pelo Dr. Eugénio Fonseca (presidente da Cáritas Portuguesa).

O "Selo Escola Voluntária 2013", distintivo assinalado com uma placa comemorativa a replicar e a afixar nos edifícios das três escolas, foi atribuído devido à «pertinência dos projetos, às experiências já desenvolvidas e resultados alcançados, ao número de pessoas abrangidas e diversidade dos membros envolvidos, à sua sustentabilidade (viabilidade técnica e custos financeiros), ao seu carácter inovador e ainda à sua capacidade multiplicadora e durabilidade».

Selo2013-3O nosso projeto, intitulado “PERSEVERAR SOLIDARIEDADE”, teve como novidade, relativamente ao ano anterior, a inclusão formal das Campanhas de Solidariedade em que o nosso Agrupamento se tem envolvido, no currículo da Oferta Complementar “Formação Cívica” para os alunos do 3º CEB, uma área de formação transversal, liderada pelos Diretores de Turma. Assim, aos alunos do 6º/7º ano compete dinamizar o Peditório a favor da AMI (em parceria com a professora de Educação Moral e Religiosa Católica e o Gabinete de Apoio à Família), aos do 8º ano (este ano em conjunto com os mais pequenitos do 1º CEB) a campanha “10 milhões de estrelas” a favor da Cáritas Portuguesa, e aos do 9º ano o Peditório a favor da Abraço, a propósito do projeto de Educação para a Sexualidade.

“PERSEVERAR SOLIDARIEDADE”, consubstanciou-se em diversas áreas, donde destacamos:

- Educação para a Saúde

Encarrega-se, anualmente, de duas campanhas de recolha de sangue, do peditório nacional da Abraço e da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para esta última, seguem os lucros da venda de produtos agrícolas no Dia Mundial da Alimentação, "Feira dos Produtos da Terra" que decorre anualmente a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a nossa feira foi iluminada pelo tema da FAO, “Agricultura Familiar: Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra”, os alunos trouxeram os produtos que recolhem junto dos pais, familiares e vizinhos e vendem-nos na escola, conscientes da necessidade de uma alimentação saudável como meio de prevenção do cancro. Este ano, enviámos 132,60 euros à LPCC.

O Peditório Nacional da Abraço contou, mais uma vez, com a colaboração do nosso Agrupamento fruto da parceria entre o Projeto de Educação para a Sexualidade, a Oferta Complementar de Formação Cívica e a disciplina de Ciências Naturais. Foram envolvidos todos os alunos do 9º ano de escolaridade que, após terem tratado o tema “Infeções Sexualmente Transmissíveis”, angariaram 290 euros que foram depositados na conta da Abraço.

- Educação Especial

A campanha "1 aluno, 1 calendário, 1 euro... Todos por 1" continua e visa envolver a comunidade escolar numa ação que desenvolva o conceito de voluntariado e responsabilidade social contribuindo assim, por um lado, para a realização de um sonho de alguns alunos, e por outro para o desenvolvimento pessoal de todos os participantes. No nosso agrupamento de escolas existem 13 alunos com Necessidades Educativas Especiais que beneficiam de um Currículo Especifico Individual que, para além das dificuldades apresentadas inerentes à problemática que apresentam, são de famílias de muito poucos recursos. Assim, é proposta do grupo de Educação Especial a realização de um acantonamento com a duração de 4 dias, na última semana de maio de 2015, no parque de campismo do Orbitur da Gala – Figueira da Foz, proporcionando a estes alunos com poucos recursos económicos vivências que de outra forma não seria possível. Por outro lado, os seus Currículos Específicos Individuais têm contemplado na sua componente específica a área da Autonomia Pessoal e Social, sendo esta uma atividade de grande valor para experienciar muitos dos ensinamentos feitos ao longo do ano letivo.

Com a ajuda dos docentes de Educação Especial, estes alunos elaboraram calendários de bolso. Todas as etapas na sua elaboração, desenho, scanner, impressão e plastificação foi feita com a participação ativa dos alunos. Os Professores Titulares do 1.º Ciclo e os Diretores de Turma fizeram a sensibilização junto das turmas para que toda a escola se envolva na angariação de fundos para este fim. A mensagem passada foi a seguinte: somos pequeninos grãos de uma praia maior, se formos muitos... a praia cresce e será um enorme areal! A elaboração dos calendários e a sensibilização às turmas decorreu na primeira semana de Dezembro de 2014 e a venda dos calendários nas semanas seguintes. Com o dinheiro (para já, 500 euros) angariado poderá realizar-se o acantonamento.

Uma parceria do Agrupamento com a Câmara Municipal de Mortágua permitiu que um jovem pertencente a uma família carenciada e ex-aluno com Necessidades Educativas Especiais, se mantenha na escola realizando diversos trabalhos após ter terminado a sua escolaridade. Completamente integrado neste meio, este jovem sente-se útil e é visivelmente feliz!

- Gabinete de Apoio à Família

Há quatro anos atrás, foi criado no Agrupamento o Gabinete de Apoio à Família.

Foram detetadas algumas situações familiares que denotam grande fragilidade, ao nível do acompanhamento da vida escolar, da alimentação, do vestuário, entre outros.

Em 2013/2014 foi dada continuidade ao Banco de roupas, calçado, brinquedos, material escolar e livros infanto-juvenis, que foram distribuídos, sempre que solicitados ao GAF ou por iniciativa do próprio GAF. As roupas entregues destinaram-se tanto a alunos, como aos respetivos irmãos e ainda a Encarregados de Educação (cerca de 40 alunos e irmãos, e 5 adultos), que levaram roupa/calçado, várias vezes por ano. Este Banco mantém-se em funcionamento.

O GAF colaborou com o Hospital Pediátrico de Coimbra, enviando pijamas para os seus utentes.

Campanha da Assistência Médica Internacional (AMI) – Palestra com uma enfermeira da AMI (3 turmas do 7º ano) e colaboração no peditório da AMI (feito duas vezes em 2013/2014). Este ano foi dinamizada a Campanha da Assistência Médica Internacional (AMI), tal como no ano passado – Palestra com uma enfermeira da AMI (4 turmas do 6º ano) e colaboração no peditório da AMI (novembro 2014 – 30 latas).

No Natal de 2013, realizou-se a campanha "Natal Branco", que recolheu mais de 400 litros de leite, que foram entregues na Loja Social da Câmara Municipal de Mortágua, para distribuir pelas famílias mais carenciadas. Neste Natal, uma venda solidária foi realizada nas nossas Bibliotecas Escolares, de modo a angariar fundos para apoiar famílias carenciadas.

Foram, ainda, enviados para Moçambique cerca de 30 livros infanto-juvenis e alguns DVDs infantis, para um hospital pediátrico.

- ATL da Cáritas

O Centro de Atividades de Tempos Livres foi o parceiro na Campanha “10 Milhões de Estrelas”, foram vários os colaboradores mas a participação mais importante foi a dos alunos com cerca de 150 alunos envolvidos na venda de velas. Foram angariados 320 euros a favor da Cáritas Portuguesa!

Continua em curso a campanha “Papel por Alimentos” iniciada em 2013/2014, com o mote “Recicle e alimente esta causa”. O papel recolhido é convertido em produtos alimentares pelo Banco Alimentar.  

Foram feitas diversas visitas aos idosos utentes da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

- Núcleo de Teatro

O Núcleo de Teatro participou na festa de encerramento do Mês do Idoso, a 31 de outubro de 2014, acedendo a um convite dirigido à escola pelo Lar da Santa Casa da Misericórdia. Foram 10 alunos, 4 deles com Necessidades Educativas Especiais, 2 professoras e 1 funcionária. A participação na festa traduziu-se na organização de uma passagem de modelos, para eleição da Miss e do Mister "Feliz Idade", e implicou a articulação de esforços com os 3 lares (que arranjaram os modelos e os figurinos).

- Bibliotecas Escolares

As nossas três Bibliotecas escolares continuam de “portas abertas” à comunidade. Voluntários, pessoas com tempo, disponibilidade e alguma formação, colaboram regularmente (desde o ano passado) no apoio aos alunos com Necessidades Educativas especiais ou, de modo geral, na estimulação dos hábitos de leitura.

Missão Pijama – Parceria entre a Biblioteca Escolar e o Centro Educativo (Pré-escolar e 1º CEB) - No dia 20 de novembro de 2014, a Biblioteca da Escola Básica de Mortágua participou na Missão Pijama, integrada no Dia Nacional do Pijama. As nossas crianças ajudaram outras crianças com a recolha de donativos angariados nas famílias de cada um (foram angariados mais de 2.000 euros).

Para comemorar este dia as Assistentes da Biblioteca da Escola Básica solicitaram à Prof.ª Bibliotecária que inscrevesse o Agrupamento de Escolas para apoiar esta causa. Deste modo, todas as salas receberam um Kit da Missão Pijama e TODOS JUNTOS abraçámos esta magnífica iniciativa.

As Educadoras convidaram pais para, neste dia, assumirem o papel de contadores de histórias, na sala dos seus educandos. Na Biblioteca Escolar vários foram os contos narrados num ambiente acolhedor, convidativo ao abraço, à partilha de sentimentos e à reflexão do conforto na hora de dormir, que infelizmente nem todas as crianças sentem. Assim, todos os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e os bebés da creche assistiram a uma história na Biblioteca Escolar, ouviram canções da hora de deitar e cantaram o Hino da Missão Pijama. Importa ainda salientar a forte adesão de toda a comunidade escolar para com esta Missão.

Este é um retrato breve do Agrupamento de Escolas de Mortágua, no que diz respeito ao seu envolvimento em causas solidárias. Ao longo do tempo, muitas foram as iniciativas de que aqui não se fala. Os projetos e as campanhas em que este Agrupamento acredita e dinamiza, renovam-se anualmente ou dão lugar a outros, de modo a que o mais importante permaneça: uma cultura de interesse pelo outro, uma vontade de dar aos que mais precisam, enfim “PERSEVERAR SOLIDARIEDADE”.

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação