Encontra-se a utilizar acesso de visitante (Entrar)

PADDE- Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola

PADDE- Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola

O Agrupamento de Escolas de Mortágua (AEM) é composto por três estabelecimentos de Ensino: a Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, Mortágua, onde estão a ser ministrados o Ensino Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, a Escola Básica Dr. José Lopes de Oliveira, Mortágua, que acolhe o 2.º Ciclo do Ensino Básico e o 7.º e 8.º anos de escolaridade, e a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua, onde decorrem as atividades letivas dos restantes anos de escolaridade, incluindo os primeiro, segundo e terceiro anos dos Cursos Profissionais.

Todos e cada um” é a filosofia-base do Projeto Educativo do AEM, a convicção manifestada de que todos são iguais e todos têm direito ao que de melhor a Escola puder oferecer, seja na formação proporcionada, seja no cumprimento de funções específicas, implementando uma dinâmica organizativa que não deixa ninguém para trás, que está atenta às necessidades de cada um e que contribui para o efetivo desenvolvimento integral do indivíduo. (...) Desde há muito que a vida e a dinâmica do AEM têm, profundamente, vincada esta ideia, que perpassa em todo e qualquer momento, do planeamento à avaliação das suas práticas, das suas conceções, das suas metodologias: nenhum aluno é deixado para trás, porque cada um conta. Este espírito tem presidido, ao longo dos anos, a uma busca incessante pelos rumos mais adequados e que se afigurem mais produtivos e eficazes, para a consecução dos objetivos de todos. E, nessa demanda, têm sido postas ao serviço desta causa as possibilidades de intervenção, ao alcance de todos os agentes educativos, entrando em linha de conta a sua viabilidade e validade. É nesta conformidade que se estabelecem parcerias, se mobilizam entidades e instituições, se desenvolvem projetos, se inova, se vai mais além.” (in Projeto Educativo do AEM)

Por isso, face à mudança considerável da sociedade nos últimos anos, que decorreu, sobretudo, da acelerada evolução tecnológica e digital e da consequente globalização, caracterizada pela alteração das bases materiais da economia, das relações de trabalho, das ligações de experiência das pessoas - detentoras de informação e conhecimento -, pelo adensar dos fenómenos de hibridação cultural e pelos movimentos transnacionais de pessoas sem precedentes, urge desenhar um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), de forma a melhor concretizar as prioridades e opções curriculares estruturantes e operacionalizar as orientações estratégias, consignadas no Projeto Educativo do AEM, bem como a responder eficazmente às orientações sobre a transição digital, constantes nos referenciais nacionais e europeus, com vista à prestação de um serviço educativo inclusivo e de qualidade. 

Última alteração: Domingo, 13 Fevereiro 2022, 19:57
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação