
Alunos
participam no desafio "Eco-Código" do Programa Eco-Escolas
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os nossos alunos participaram no desafio Eco-Código, uma iniciativa que promove a reflexão sobre os valores e as atitudes essenciais para a construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Após um trabalho de sensibilização e debate sobre as questões ambientais, os alunos, colaboraram na elaboração do Eco-Código da escola, um conjunto de mensagens e compromissos que incentiva à adoção de comportamentos responsáveis no dia a dia.
Esta atividade foi realizada no Clube de Artes sob a orientação da professora Sónia Gonzalez, e permitiu desenvolver competências de cidadania, comunicação, criatividade e trabalho colaborativo, reforçando o papel ativo dos alunos na promoção da sustentabilidade e na implementação de boas práticas ambientais.
O Eco-Código representa o compromisso de toda a comunidade educativa com a preservação do planeta e será divulgado em diferentes espaços da escola, constituindo um lembrete permanente de que cada pequeno gesto faz a diferença.
Parabéns às alunas do 7º Ano, turma A: Beatriz Abreu, Iara Lopes, Lara Gouveia e Matilde Semedo pelo empenho, criatividade e sentido de responsabilidade demonstrados ao longo deste desafio, contribuindo para tornar a nossa escola cada vez mais sustentável.
Desafio
"EcoLápis – Ilustrar para Reflorestar"
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os nossos alunos participaram no desafio "EcoLápis – Ilustrar para Reflorestar", uma iniciativa promovida pela ABAAE em parceria com a Faber-Castell.
A atividade, desenvolvida nas aulas de Educação Visual e no Clube de Artes sob a orientação do professora Sónia Gonzalez, consistiu em criar uma ilustração original que retratasse a missão do EcoLápis de transportar uma árvore até uma zona do país afetada pelos incêndios florestais, sensibilizando para a importância da reflorestação e da preservação das florestas portuguesas.
Ao longo do projeto, foi feita uma pesquisa sobre a temática da floresta, refletiu-se sobre as consequências dos incêndios e a necessidade de recuperar os ecossistemas, dando depois asas à criatividade através das artes visuais. O trabalho revelou grande empenho, imaginação e consciência ambiental.
Esta participação permitiu desenvolver competências de expressão artística, criatividade, trabalho colaborativo e cidadania ambiental, reforçando o compromisso da nossa escola com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Parabéns ao André Lourenço Martins Figueiredo, nº2, da turma A, do 5º Ano, pelo excelente trabalho realizado
Alunos
do ATL da Cáritas viveram um dia de aventura na Barragem da Aguieira
No passado dia 19 de junho, 48 alunos do ATL da Cáritas do Agrupamento de Escolas de Mortágua visitaram o Centro de Formação Desportiva de Canoagem do AE de Mortágua, numa iniciativa que proporcionou momentos de aprendizagem, convívio e muita diversão.
As atividades decorreram na Marina do Hotel Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, onde os participantes tiveram a oportunidade de experimentar diversas atividades aquáticas, nomeadamente canoagem e Stand Up Paddle (SUP), no curso de água da Barragem da Aguieira.
Ao longo da jornada, os alunos demonstraram grande entusiasmo e espírito de equipa, explorando o meio aquático em segurança e contacto direto com a natureza. A experiência permitiu não só o desenvolvimento de competências desportivas, mas também a promoção de hábitos de vida saudáveis e o fortalecimento das relações entre os participantes.
A iniciativa ficou marcada pela animação, alegria e diversão, proporcionando aos jovens uma experiência memorável que certamente permanecerá nas suas recordações deste verão. O sucesso da atividade reforça a importância da promoção de experiências educativas e desportivas ao ar livre, valorizando os recursos naturais e as oportunidades existentes no concelho de Mortágua.
https://www.facebook.com/aemortagua
Coordenadores do CFD do DE de Canoagem do AE de Mortágua:
Filipe Mira
Jorge Martinho
A Escola Básica Dr. Afonso Abrantes acolheu mais uma edição da Festa da Ajudaris, um momento marcado pela partilha, pela leitura e pela solidariedade.Procedimento concursal comum para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho no Agrupamento de Escolas de Mortágua, mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na carreira especial de técnico de sistemas e tecnologias de informação.
Por solicitação da Escola Nacional de Bombeiros, divulgamos o Caderno de Sensibilização “Incêndios Rurais, o que fazer antes, durante e depois”.
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB), na sequência da abertura ao público do curso de formação online “Incêndios Rurais, o que fazer antes, durante e depois”, disponível através da Plataforma “NAU – Sempre a Aprender”, disponibiliza, de forma complementar e livre, em PDF que se junta, com o pedido de divulgação por todos os municípios, que o poderão partilhar por todos, todos os que entendam, o Caderno de Sensibilização “Incêndios Rurais, o que fazer antes, durante e depois”.
Com a época de incêndios a aproximar-se, o lançamento deste Caderno de Sensibilização, enquadra-se na missão da ENB, tendo como objetivo formar simultaneamente bombeiros, mas também os cidadãos, de modo a melhor estarem capacitados para a resposta eficaz aos riscos emergentes da sociedade atual.
Dotar os cidadãos com conhecimentos que permitam uma preparação ativa das populações face aos incêndios rurais, através de práticas de autoproteção eficazes, é o objetivo deste Caderno, destinado a todos os que querem aprender a agir de forma segura, informada e eficaz.
O Caderno de Sensibilização vai permitir conhecer as principais medidas de proteção à habitação e à comunidade ou aldeia, identificar os fatores de risco associados aos incêndios rurais, como preparar um Plano Familiar de Emergência e organizar um Kit de Emergência com os itens essenciais, entre outras aprendizagens relevantes perante o risco da existência de um incêndio rural.
De forma mais focada abordam-se os seguintes conteúdos temáticos:
Antes do incêndio rural: Preparação da casa para os incêndios rurais; Proteção da comunidade e da aldeia; Prevenção de comportamentos de risco; Kit de emergência; Plano Familiar de Emergência (PFE).
Durante o incêndio rural: Aproximação do incêndio; Preparação para a evacuação; Confinamento na habitação; Em caso de evacuação.
Depois do incêndio rural: Regresso à habitação ou aldeia; Proteção da família; Recuperação do espaço rural.
Este Caderno de Sensibilização foi pensado para todos os cidadãos, em especial os que vivem, trabalham, passam férias ou têm de se deslocar em territórios suscetíveis da ocorrência de incêndios rurais.

O Clube da Biblioteca apresentou, mais uma vez, duas peças de teatro que encantaram o público: o divertido Zé das Moscas, de António Torrado, e um excerto de Os Piratas de Manuel António Pina.
Está patente no Pavilhão C da EB 2,3 Dr. José Lopes de Oliveira uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos 5.º e 6.º anos, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.