Encontra-se a utilizar acesso de visitante (Entrar)

CFD de Canoagem

   

CENTRO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DO DESPORTO ESCOLAR

 - CANOAGEM -

O Agrupamento de Escolas de Mortágua faz parte dos 78 Centros de Formação Desportiva (CFD) do Desporto Escolar, dos quais 64 destinados a atividades náuticas, 7 ao atletismo, 6 ao golfe e 1 à natação. Estes centros constituem uma forte aposta no sentido de promover o contacto dos alunos com as mais diversas modalidades e promoção de intercâmbios nacionais.

Neste sentido, os CFDDE visam proporcionar:

1. Atividades de apoio especializado aos Grupos-Equipa na iniciação e aperfeiçoamento que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições ou recursos materiais específicos;

2. Atividades de apoio à formação de professores e de alunos com interesse, capacidades e aptidões para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva, nas vertentes práticas e teóricas;

3. Atividades de apoio privilegiado no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular e na promoção e desenvolvimento de ações nas áreas da Educação Inclusiva, Ambiente e Sustentabilidade;

4. Atividades pontuais, de curta duração, que incidam fundamentalmente em experiências, estágios de formação desportiva especializada, durante os períodos letivos e/ou nas interrupções letivas.

O CFDDE de Canoagem do Agrupamento de Escolas de Mortágua, está inserido no Montebelo Aguieira Lake e Resort, onde se situa um dos centros de treino da Nelo, Líder Mundial de Caiaques e Canoas de Alto Desempenho, e por onde, nas últimas épocas, passaram mais de 2000 atletas de todo o mundo, incluindo finalistas Olímpicos. Temos vários tipos de embarcações (canoas, caiaques de mar, caiaques de pré-competição, caiaques de águas bravas e pranchas de SUP) adequadas a todos os níveis e suscetíveis de transmitir experiências diferentes.

Uma visita ao nosso CFD não envolve custos, uma vez que os Centros de Formação Desportiva são estruturas do Desporto Escolar, enquadradas no Programa do Desporto Escolar 2022-2023, com o propósito de generalizar o acesso à prática desportiva e de melhorar os desempenhos desportivos, num conjunto de modalidades desportivas que necessitam de requisitos técnicos e materiais muito específicos.

Para nos visitarem, basta que nos contactem através dos seguintes endereços de correio eletrónico: nuno.guerra@aemrt.pt, filipe.mira@aemrt.pt, ou cfdmortagua@aemrt.pt

 Ficamos a aguardar a vossa visita!

Coordenador do CFD – Nuno Guerra

Professor Dinamizador – Filipe Mira

Regulamento de Funcionamento

Anexo 2 - Formulário de Inscrição

Anexo 4 - Questionário de Satisfação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Centro de Formação Desportiva de Canoagem

O Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) de Canoagem do nosso Agrupamento, tem as suas principais instalações no Lake Resort da Aguieira, o que constitui uma enorme mais valia visto dispor de instalações de excelência.

O principal objetivo deste CFDDE é proporcionar vivências na área dos desportos náuticos, bem como o desenvolvimento das potencialidades dos nossos alunos na Canoagem, que competem no âmbito do Desporto Escolar.

Por conceito, o nosso CFDDE está sempre de portas abertas, pelo que, quer o nosso Agrupamento, quer qualquer outro Agrupamento do país, pode usufruir de todo o material disponível (coletes, fatos, kayakes, pranchas de SUP...) e instalações em qualquer altura do ano.

Ao longo deste ano letivo foram inúmeras as atividades promovidas: recebemos grupos de alunos de vários Agrupamentos; treinámos os nossos alunos dos grupos equipa de canoagem, participámos em todas as provas do quadro competitivo do circuito regional do Desporto Escolar; proporcionámos batismos e especialização nas atividades náuticas a todas as turmas, do 5° ao 9° ano; realizámos uma parceria com o grupo de Educação Especial; proporcionámos experiências náuticas aos alunos e professores do Programa ERASMUS+; realizámos as férias desportivas (Páscoa e Final de Ano) aos nossos alunos; implementámos e realizámos atividades (Projetos, PAPs) solicitadas por alunos do nosso e de outros agrupamentos, realizámos o Dia da Canoagem, atividade destinada ao pessoal docente e não docente e participámos e colaborámos nas Férias Desportivas do Município de Mortágua.

Aproveitamos ainda para informar que qualquer grupo disciplinar poderá solicitar o nosso apoio para a realização de atividades, projetos, aulas, etc… de forma diferente.

Para tal basta entrar em contato com os docentes Nuno Guerra e Filipe Mira.

Endereços de correio eletrónico: nuno.guerra@aemrt.pt

                                                     filipe.mira@aemrt.pt

                                                     cfdmortagua@aemrt.pt

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2º Encontro - Modalidade de Canoagem - Mortágua –

No passado dia 22 de março, na Barragem da Aguieira (Montebelo Aguieira Lake e Resort), em Mortágua, decorreu o 2º encontro de canoagem (Inter-CLDE) de Desportos Náuticos, competição que teve como objetivo principal a promoção das atividades náuticas em planos de água.

O Agrupamento de Escolas de Mortágua esteve presente com 19 alunos dos escalões de infantis, iniciados e juvenis, masculinos (João Abrantes, Xavier Sousa, Alexandre Lourenço, Oshaki Antunes, Guilherme Melo, Tomás Fernandes, Rafael Rodrigues, Tomás Ramalho, José Valente, Diogo Inocêncio, Eduardo Jardim) e femininos (Eva Gomes, Liliana Almeida, Ema Santos, Matilde Tieres, Ana Mira, Mariana Costa), que participaram nas provas de K1 Velocidade – Regata em linha 200, K1 Fundo – 1000 metros e K1 Águas Bravas – Slalom.

Um agradecimento aos alunos Adriana Abreu e António Lourenço, pelo seu bom desempenho na qualidade de Juízes.

De felicitar todos os nossos atletas, por terem demonstrado uma excelente atitude, empenho e comportamento não só, nas suas prestações desportivas, mas também na ajuda à organização e operacionalização de toda a competição, representando de forma fantástica o agrupamento.

Mais uma vez este tipo de atividade proporcionou uma excelente jornada de promoção de hábitos saudáveis e da prática desportiva, onde existiu um grande espírito de entreajuda e de camaradagem.

Esperamos que continuem a treinar de forma dedicada sempre numa perspetiva de evolução e acima de tudo que continuem a ter muito prazer nesta prática desportiva.

  

Prof. Nuno Guerra

Prof. Filipe Mira

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Regulamento de Funcionamento

Anexo 2 - Formulário de Inscrição

Anexo 4 - Questionário de Satisfação

Última alteração: Terça, 18 Abril 2023, 16:07
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação