Dia 5- Projeto ERASMUS + S.A.F.E, Bratislava, Eslováquia

Dia 5- Projeto ERASMUS + S.A.F.E, Bratislava, Eslováquia

de Agrupamento de Escolas de Mortágua -
Número de respuestas: 0

A quinta-feira começou como todos os outros dias: encontro na sala-base das delegações Erasmus+. Ao toque da "campainha", que aqui na escola é o refrão de "Ophelia" da Taylor Swift, o nosso grupo deu continuidade ao trabalho no projeto que nos trouxe até cá, fazendo-se uma reflexão sobre diversos conceitos que representam os valores europeus. Em grupos internacionais, ilustrámos esses conceitos, recorrendo a palavras escritas em português e eslovaco, em mapas mentais. Ainda houve tempo para assistirmos a 2 aulas, acompanhando as turmas dos nossos parceiros. 
Desta vez, o almoço na cantina foi esparguete à bolonhesa, o que muito agradou à delegação portuguesa.
Da parte da tarde, apanhámos o autocarro em direção a Devín, perto da fronteira com a Áustria. Aí, visitámos o castelo, situado na confluência dos rios Danúbio e Morava, que, ao longo da história, teve uma grande importância estratégica e defensiva neste território, para além do controlo das rotas comerciais estabelecidas nesta zona. Esta fortaleza recorda-nos a relevância da segurança e da defesa na proteção das fronteiras e na manutenção da paz entre povos. Ainda vimos uma exposição alusiva à "Cortina de Ferro" e aos horrores vividos neste sítio durante a Guerra Fria. Aliás, encontra-se no mesmo local, um monumento que presta homenagem aos muitos que foram mortos ao tentar escapar do regime comunista, através do rio-fronteira, para a Áustria. 
Por volta das 17h, voltámos à escola para um jantar festivo. Esperava-nos um banquete com comida típica, animado com música e danças tradicionais eslovacas. Foi um fim de tarde multicultural, já que contou com a participação de todos os grupos Erasmus+ presentes na escola: Portugal, Espanha, Alemanha, Malta e República Checa.

Diogo Neves 12ºB+C
Pedro Neves 12ºB+C