Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
AEM
Semana da Leitura - 16 a 20 de março
por Artur Rosa - Sexta, 13 Março 2015, 17:57
 

SL2015

Em 2008 António Fonseca começou a decorar Os Lusíadas, inspirado pelas palavras de António José Saraiva: “Um velho preconceito tornou Os Lusíadas apanágio dos e...ruditos e das escolas; mas há no Poema uma oralidade viva, um sabor da palavra gostosa que é própria dos bardos, aedos, dos jograis, dos Antónios Aleixos que nos restam”.

“Os Lusíadas são, para nós, portugueses, a maneira maior de contar um tempo, de diversas formas inscrito nos nossos cromossomas e na nossa memória, em que todos os conceitos da mundivisão foram completamente alterados, em que as paredes se romperam: um punhado de homens lança-se no espaço desconhecido, por razões que podemos imaginar: ambição, desespero, aventura, convicção, necessidade, inconsciência…
As mudanças, políticas, sociais e económicas que vivemos em catadupa exigem o reforço da nossa identidade individual e colectiva, das nossas âncoras. Actualizar aquelas motivações de viver, que são ainda, apesar de tudo, as nossas, através da arte maior da poesia de Camões…”

António Fonseca é licenciado em Filosofia e, em 1977, concluiu o Curso de Formação de Atores no Centro Cultural de Évora. Tem desenvolvido projetos vários no âmbito das relações entre o Teatro e a Educação e lecionado em várias instituições (Universidade de Letras de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema, Universidade de Évora e Escola Superior de Educação do Porto e de Coimbra). Atualmente, dá vida à personagem “Mestre João” da telenovela “Mar Salgado” (SIC).
LM

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação