Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Segunda, 13 Dezembro 2021, 17:20
 

Agrupamento de escolas de Mortágua

PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU 

 

Desde o ano letivo 2019/20 o Agrupamento de Escolas de Mortágua encontra-se a desenvolver um projeto europeu, no âmbito do Programa ERASMUS+, cofinanciado pela União Europeia e pela Agência Nacional. Este projeto consiste numa Parceria Multicultural entre seis escolas europeias de diferentes países, Portugal (Mortágua), Noruega, Dinamarca, Alemanha, Eslovénia e Eslováquia.

O arranque do projeto foi da iniciativa do Agrupamento de Escolas de Mortágua, após os contactos estabelecidos pelo Professor Jorge Lourenço, Coordenador do Projeto na Escola.

O projeto, cujo acrónimo é NEMESIS – New Media in Democratic Societies, tem permitido aos alunos portugueses envolvidos ter a oportunidade de debater e trabalhar este tema muito atual com jovens da mesma idade, oriundos das outras cinco escolas parceiras. Os trabalhos realizados em cada país são partilhados com os colegas via Internet e publicados num website comum, entre outras formas de divulgação.

Entre outras atividades, este projeto contempla a realização de seis encontros de trabalho, a ter lugar em cada uma das seis escolas participantes, durante 5 dias e envolvendo alunos e professores. Assim, e não obstante todas as limitações resultantes das restrições impostas pela situação pandémica vivida, já se realizaram 3 destas mobilidades. A primeira realizou-se entre 20 e 25 de Outubro de 2019, a Oslo, capital da Noruega. A segunda ocorreu entre 1 e 7 de março de 2020 tendo como destino Odense, importante cidade Dinamarquesa.

A mais recente, realizou-se entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro de 2021 e teve como destino Munique, capital da Baviera, na Alemanha. Nesta deslocação, participaram 5 alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua, acompanhados pelo Coordenador do Projeto, Professor Jorge Lourenço e pela Professora Gabriela Pereira. Durante toda semana, os alunos desenvolveram diversas atividades no âmbito do projeto que resultaram na produção de 3 e-books sobre Fake-news – como identificá-las e como combatê-las. Estes e-books serão partilhados com os restantes colegas do Agrupamento, podendo ser uma preciosa ferramenta e fonte de informação na luta contra este que é um dos problemas que mais contribui para a desinformação dos jovens e da população em geral, podendo mesmo assumir-se como uma ameaça ao funcionamento das instituições democráticas. Todos, alunos e Professores, tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a cultura alemã, contactar com o sistema de ensino daquele país e conviver com os restantes participantes das escolas parceiras. Foi uma experiência extremamente enriquecedora e que contribuiu de forma relevante para a sua formação enquanto cidadão europeus.

Em março 2022, será o Agrupamento de Escolas de Mortágua a assumir o papel de anfitrião do projeto, recebendo cinco alunos de cada país participante e os respetivos professores, numa semana que se pretende que seja de trabalho, mas também de muito convívio e troca de experiências. Seguem-se deslocações à Eslováquia e Eslovénia, que receberá apenas os professores na fase de conclusão e avaliação do projeto.

Esta é, sem dúvida, uma oportunidade excecional para os alunos contactarem com povos e culturas diferentes, promovendo deste modo a tolerância e a solidariedade no espaço Europeu. É, igualmente, uma ocasião única para promover o Concelho de Mortágua e a região envolvente.

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação