Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
AEM
Escola Voluntária 2012
por Artur Rosa - Quarta, 7 Maio 2014, 08:46
 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA DISTINGUIDO COM O “SELO ESCOLA VOLUNTÁRIA 2012”

 Ministério da Educação reconhece projetos educativos solidários.                    

O Agrupamento de Escolas de Mortágua foi distinguido com o “Selo Escola Voluntária 2012”, um prémio atribuído pelo Ministério da Educação a estabelecimentos de ensino que promovam valores de cidadania e de solidariedade em meio escolar, no âmbito do Programa Escola Voluntária (uma iniciativa lançada em outubro de 2012, em parceria com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social).Escola Solidária 1

Das 47 escolas premiadas a nível nacional, salienta-se o Agrupamento de Escolas de Mortágua como uma das duas escolas distinguidas no distrito de Viseu.

Na cerimónia de entrega do prémio, decorrida no passado dia 28 de abril, no teatro Thalia, em Lisboa, estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Rui Parada da Costa, a Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, e a Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento Educativo, professora Gabriela Pereira.

Do júri, designado por Nuno Crato, Ministro da Educação, faziam parte o Dr. Eugénio Fonseca (presidente da Cáritas Portuguesa), o Dr. Mário Pereira (Diretor-Geral da Administração Escolar), o Dr. Fernando Reis (Diretor-Geral da Direção Geral da Educação), a Drª Fernanda Freitas (em representação do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social) e a Drª Maria da Luz Rosinha (em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses).

 Esc Sol 2O "Selo Escola Voluntária 2012", distintivo assinalado com uma placa comemorativa a replicar e a afixar nos edifícios das três escolas, foi atribuído devido à «pertinência dos projetos, às experiências já desenvolvidas e resultados alcançados, ao número de pessoas abrangidas e diversidade dos membros envolvidos, à sua sustentabilidade (viabilidade técnica e custos financeiros), ao seu carácter inovador e ainda à sua capacidade multiplicadora e durabilidade».

De facto, foram e têm sido muitos os contributos do Agrupamento para a valorização da cidadania ativa e o reforço da dignificação do meio escolar. Entre os projetos que tem vindo a dinamizar, destacam-se a Corrida Solidária (na qual o Agrupamento se associou à Médicos do Mundo), o Projeto de Educação para a Saúde (que, em articulação com o Instituto Português do Sangue, promove anualmente campanhas de recolha de sangue), o Projeto Crescer em Solidariedade (dinamizado pelo Departamento de Educação Pré-Escolar), a campanha “1 aluno, 1 calendário, 1 euro… Todos por 1” (promovida pelo Grupo de Educação Especial) e o Gabinete de Apoio à Família (colaborador da Missão Sorriso e responsável pelas campanhas “Arroz Doce – Natal Solidário”, “Natal Branco” e pelo Banco de Roupas, Calçado, Brinquedos e Livros), da responsabilidade da docente Paula Marques.

É ainda de referir que o Agrupamento tem colaborado, igualmente, com a AMI – Assistência Médica Internacional, participando nos peditórios que se realizam anualmente.

As Bibliotecas escolares têm igualmente “aberto as suas portas” à comunidade. Voluntários, pessoas com tempo, disponibilidade e alguma formação, colaboram regularmente (desde o ano passado) no apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais ou, de modo geral, na estimulação dos hábitos de leitura.

O Agrupamento congratula-se com o prémio recebido, símbolo de reconhecimento das suas boas práticas.

Esc Sol 3  Esc Sol 4

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação