Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Palestra "Histórias de Resistência e Liberdade"
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Terça, 5 Março 2024, 13:02
 

No dia 29 de fevereiro de 2024 decorreu no Auditório da Escola Básica uma palestra subordinada ao tema "Histórias de Resistência e Liberdade", dirigida aos alunos do 9.º ano, do 11.º B e do 12.ºB.

Esta iniciativa, dinamizada pelo Grupo de História, contou com o testemunho de membros do Núcleo de Viseu-Santa Comba Dão, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

No ano que se celebra o cinquentenário do 25 de Abril, os nossos alunos puderam contactar com o testemunho de quem viveu na clandestinidade e de quem lutou pelas liberdades e direitos que apenas foram alcançados com a Revolução de 1974. Tiveram a oportunidade de colocar questões sobre como era viver em ditadura e lutar contra a mesma.

O orador convidado, Dr. António Vilarigues, apelou ainda aos alunos para que honrem a memória dos cerca de 23 homens e mulheres, naturais de Mortágua, que foram presos e perseguidos pela PIDE.

O AEMRT agradece à URAP e aos resistentes ali presentes os livros ofertados à Biblioteca e a cedência temporária da Exposição “O antes da Revolução, a Revolução e o pós Revolução”, que é possível visitar na Biblioteca da Escola Secundária.

https://www.facebook.com/aemortagua 

  

  

 

 

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação