Os alunos das turmas do 9.º ano, acompanhados por professoras de História, Português, Geografia e Línguas, realizaram no passado dia 7 de março de 2024 uma visita de estudo à cidade de Lisboa.
Durante a manhã, assistiram à peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”, pela Companhia “O Sonho”, onde se cruzaram as artes circenses, a dança, o canto e a interpretação num espetáculo divertido e apelativo. No final da peça, os alunos puderam esclarecer dúvidas e curiosidades relativas ao espetáculo e ao trabalho que a Companhia tem vindo a desenvolver.
A Visita ao Museu do Aljube – Resistência e Liberdade – decorreu no período da tarde. Teve como objetivo proporcionar aos alunos o contacto com as várias exposições patentes no museu, das quais se destacam a história do edifício, a caracterização do regime ditatorial português (1926-1974), os seus meios de repressão e opressão, assim como a resistência das oposições e da luta anticolonial e os movimentos independentistas de libertação, até ao derrube da ditadura e o 25 de Abril de 1974.
Para finalizar, percorreram algumas ruas da Baixa Pombalina até ao Terreiro do Paço – ponto de encontro do Movimento das Forças Armadas no dia da Revolução. Ao longo do trajeto, observou-se a requalificação de fachadas de edifícios pombalinos. Foram também pontos importantes da visita, a Sé Catedral de Lisboa, o café Martinho da Arcada, a Rua do Arsenal, a estátua D. José I, o Arco da Rua Augusta e a Praça do Comércio (Terreiro do Paço), onde se registou uma imagem do grupo.
Apesar do tempo instável, foi um dia bem passado, de convívio e aprendizagem fora da sala de aula!