ANO LETIVO 2019 -2020

Projetos de CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO:

https://padlet.com/florpinto2/45f4ra5i2i2741h2     10º D (C. Profissional)
https://padlet.com/florpinto2/1e9nek1btuwz5hdh   11º C+D (C. Profissional)

ANO LETIVO 2017 -2018

Comemoração da Semana Europeia do Desporto e do Dia da Educação Física - 27 de Setembro de 2017

O grupo de Educação Física organizou uma caminhada pelos espaços verdes do nosso concelho, que contou com a participação de cerca de 80 elementos da comunidade escolar das Escolas Básica 2,3 e Secundária, entre eles alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais e, ainda, dois agentes da Guarda Nacional Republicana – Escola Segura. No final, realizou-se uma prova convívio de jogos tradicionais e desportos de aventura para todos os interessados.

No âmbito do 1.º Ciclo, os professores das AEC organizaram um torneio de andebol, na Escola Básica de Mortágua, que envolveu alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANO LETIVO 2014 -2015

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – Resultado do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Mortágua

“Leaves Pellets” e “Chayote Flour” foram os projetos vencedores!

O projeto Leaves Pellets, apesentado pelos alunos João Leitão, Mateus Saldanha e Rui Costa, do 7.º C, orientados pela professora Carla Mota, e o projeto Chayote Flour, dos alunos Miguel Ferreira, Mónica Martins e Rita Simões, do 10.º A, orientados pelas professoras Fátima Potró e Paula Corveira, obtiveram o 1.º lugar, no Concurso Municipal de Ideias de Negócio, do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, respetivamente, que decorreu no dia 17 de abril, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Os nossos.

Parabéns às equipas vencedoras e, também, a todos os alunos e professores diretamente envolvidos na atividade. Todos contribuíram para um evento de grande qualidade, transmitindo uma excelente imagem do nosso Agrupamento.

As duas equipas vencedoras irão representar o Agrupamento e o Município no Concurso de Ideias Intermunicipal, em Coimbra (3.°CEB), no dia 23 de maio, e em Tábua (Ensino Secundário e Profissional), no dia 30 de maio.

(Re)Veja aqui alguns momentos.

Contamos com todos para apoiar as nossas equipas!

----------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 09 de abril todas as turmas do 10º ano participaram na visita de estudo ao Visionarium, ao Castelo da Feira e ao Geopark de Arouca ("Pedras Parideiras").

Visita1  Visita2

Visita3  Visita4

Visita5  Visita6

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Oficina de Cinema - 5ºA, 5ºB e 5ºC

No dia 27 de fevereiro decorreu no AEM a atividade "Cinema de Animação" promovida pelo Cineclub de Viseu - CCV.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbitoo das disciplinas de Educação Visual / Tecnológica - 5º ano.

Foram produzidos 3 pequenos filmes muito originais que contaram com o interesse e empenho dos nossos alunos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita de estudo – Porto

No dia 13 de janeiro de 2015, os alunos dos oitavos anos de escolaridade participaram numa visita de estudo à cidade do Porto, tendo como objetivo uma visita guiada ao World of Discoveries, da parte da manhã, e uma visita ao Pavilhão da Água, de tarde.

Tal atividade envolveu transversalmente as disciplinas de História, Ciências Naturais, Geografia e Física e Química, salvaguardando, porém, a especificidade dos respetivos conteúdos programáticos. Foi privilegiado o caráter transversal dessa atividade, já que o “saber ser” e o “saber estar” se impõem em qualquer situação, e em qualquer contexto. Neste sentido, a Escola, enquanto instituição de educação e formação, impele e exige que os alunos apreendam, interiorizem e apliquem regras de relacionamento interpessoal inerentes a quem vive em comunidade, com destaque para o respeito pelos outros, pelos espaços em que nos integramos e, obviamente, por nós próprios.

A escolha dos dois destinos da visita (World of Discoveries e Pavilhão da Água) assentou no caráter inovador dos dois espaços visitados pelos alunos. De facto, constatou-se a importância de aliar a componente teórica, inerente à “revisão” de conteúdos lecionados, com a parte lúdica dos mesmos, possibilitando, em simultâneo, uma descoberta aprazível por parte dos alunos e uma motivação acrescida às aprendizagens em curso.

Fica o agradecimento ao professor Artur Borges pelo contibuto fotográfico, o qual serve de ilustração dos momentos vivenciados pelos alunos nas duas componentes da visita.

                                                                                                                                     

A prof. de História - Lília R. Carvalho

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia do Diploma - 11 de Outubro de 2014 (em vídeo)

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Balanço da Visita de estudo à Kidzania – 6º ano

Lisboa, 31 de Outubro de 2014.

“Foi a minha melhor visita de estudo!”; “Gostava que fosse mais tempo!”; “Gostava de lá voltar!”. Estes foram alguns dos comentários proferidos pelos alunos do 6º ano a respeito da visita de estudo à Kidzania, realizada no passado dia 31 de Outubro e organizada conjuntamente pelos "Serviços de Psicologia e Orientação" e pelo Projeto "Da escola, Agarra a Vida", com a participação dos grupos de História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Português. Em articulação com as aprendizagens e currículos escolares, numa perspetiva de multidisciplinaridade, procurou-se satisfazer o ímpeto exploratório e a curiosidade intelectual dos alunos relativamente ao mundo das profissões e promover o desenvolvimento de aptidões para a vida real, a compreensão do mundo dos adultos, a interação social e a aquisição de atitudes e valores. Tais objetivos foram amplamente conseguidos, de uma forma lúdica e interativa, através da experimentação de várias profissões e de atividades em vários contextos profissionais.

Na avaliação efetuada pelos alunos, onde a grande maioria se considerou totalmente satisfeita, pode ler-se: “Aprendi como se faz em algumas profissões, porque ficamos com alguma noção daquilo que queremos ser quando formos grandes”; “Aprendi que é preciso trabalhar bastante para ganhar dinheiro e que a vida dos adultos é complicada”; “Aprendi a gerir melhor o meu dinheiro”; “Ser adulto é difícil mas se gostarmos da profissão é capaz de não ser tão maçador”; “Que ser um adulto também é divertido, que temos de guardar o dinheiro e não gastá-lo de qualquer forma.”

Entre os espaços onde os alunos experimentaram atividades que apreciaram bastante destacam-se, por exemplo, a pista de fórmula 1, a esquadra de polícia, o quartel de bombeiros, a fábrica de cereais, a televisão, a parede de escalada e a maternidade, entre outras. Houve também alunos a tirar a carta de condução, a atender em caixas de supermercado, a frequentar a escola de modelos, a jogar futebol, pilotar aviões, consertar antenas, fazer curativos em animais, dançar na discoteca, fazer perfumes, produzir, distribuir (e consumir) comidas e bebidas diversas, tais como pizas, hamburgers, sumos, gelados, wraps de atum, queijo, etc.

Os alunos participaram também numa sessão de empreendedorismo, sob a forma de peddy-papper, em que tiveram de identificar causas e possíveis soluções para um problema que lhes foi apresentado (baixo número de visitantes algarvios na Kidzania). Em seguida, planearam e implementaram estratégias de resolução do dito problema, elaborando publicidade, escrevendo artigos em jornais e fazendo anúncios de rádio e de televisão.

No final das atividades, por ser dia de Halloween, até houve direito a um espetáculo “assustador”! A visita de estudo foi para alguns alunos uma oportunidade única, que não teria sido possível sem a comparticipação financeira da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, além da Ação Social Escolar. Apesar de todos os participantes se terem levantado da cama antes das 5 horas da madrugada e da viagem ter sido muito longa, o balanço final é completamente positivo. Terminamos por isso como começamos, parafraseando os alunos, “Foi espetacular!”.

As psicólogas

Manuela Serpa Leal e Lília Ferreira Duarte

SPO1 SPO2

SPO3 SPO4

SPO5 SPO6

----------------------------------------------------------------------------------------------------

ESCOLAS INTERECYCLING - 2º Lugar

O Agrupamento de Escolas de Mortágua participou na 2ª Edição da campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE’s) – ESCOLAS INTERECYCLING – que decorreu no ano letivo 2013/2014, conseguindo reunir 5.070 kg de REEE’s.

O Agrupamento de Escolas de Mortágua ficou em 2º lugar, tendo recebido como prémio um LCD. O 1º classificado foi a Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu, e o Agrupamento de Escolas de Castro Daire ficou na 3ª posição.

Fica um agradecimento a todos os alunos do 12ºE (2014/2015) pelo seu empenho na campanha e a todos os que ajudaram a juntar as 5 toneladas de REEE’s, em especial à Direção do Agrupamento,  a toda a comunidade escolar e ao Sr. Nuno Fernandes da empresa Poupemuito, Lda. e ao Sr. Fernando Jorge Santos, da empresa Beiratrónica.

Um agradecimento também à Professora Paula Corveira e muito especialmente ao Professor José Carlos Calçarão, que foi o principal dinamizador desta atividade.

Bem Hajam!

Ana Catarina, Delegada de Turma do 12º E

Visita de Estudo a Conímbriga e ao Exploratório- 7º ano

No dia 28 de fevereiro realizou-se uma visita de estudo a Conímbriga (perto de Condeixa-a-Nova) e ao Exploratório (Coimbra) com os alunos do sétimo ano de escolaridade. A viagem teve início no Agrupamento de Escolas de Mortágua às 8:45, e a chegada a Conímbriga por volta das 9:45, cumprindo a primeira parte da visita. A visita ao Exploratório (situado no" Parque Verde" na margem esquerda do Mondego) fez-se no período da tarde.

Após a visita os alunos pronunciaram-se sobre a mesma, tendo considerado que tinha sido muito divertida e realçando os muitos aplausos e algum barulho ao longo do percurso feito entre a escola e os locais que visitaram; destacando, igualmente, o seu contributo para as aprendizagens e para a formação dos alunos.

 Conimb Expl

 

Mais algumas fotografias em 

Visita de Estudo a Lisboa - 9º ano - 25 de fevereiro de 2014

No dia 25 de fevereiro realizou-se uma vista de estudo a Lisboa com o objetivo de conhecer o Instituto de Medicina Tropicalo Museu da Eletricidade e a Assembleia da República (Parlamento), estando envolvidas as respetivas disciplinas – Ciências da Natureza, Ciências Físico-Químicas e História.

As fotografias retratam a sequência do que foi possível observar ao longo da viagem. De facto, a saída fez-se às 6.00 h da manhã, muito cedo para este grupo de alunos de todas as turmas do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Mortágua e para os dez professores acompanhantes. A imagem da primeira foto mostra o despertar do novo dia, e a partir daí a “descoberta”… da iniciativa dos alunos, e aquela para a qual foram orientados ainda na viagem, como é o caso do Aqueduto da Águas Livres (construído durante o reinado de D. João V no século XVIII) e da Ponte 25 de Abril, anteriormente designada por Ponte Salazar (esta última integrada nos conteúdos do 9º ano relativamente ao Estado Novo).

Chegados ao destino, já em Lisboa, teve início a viagem propriamente dita, cumprindo com o itinerário e os objetivos previamente delineados, merecendo um registo fotográfico exaustivo por parte dos alunos, dado o interesse que lhes despertou. Do conjunto das fotografias enviadas (265) procedeu-se a uma seleção (68) que viabilizasse a sua divulgação junto da comunidade escolar.

                                                    Autoria da reportagem fotográfica:

Cristiana Barreira, nº 9 (9ºB)

Last modified: Monday, 22 June 2020, 1:35 PM