Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Peddy-Paper das Profissões
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Segunda, 15 Fevereiro 2016, 22:16
 

Os SPO (Serviços de Psicologia e Orientação) e o Projeto “Da Escola Agarra a Vida” da Câmara Municipal de Mortágua, em colaboração com os grupos disciplinares de Francês, Inglês, Espanhol, Teatro, Geografia, Ciências da Natureza e Educação Física, dinamizaram no dia 5 de fevereiro o Peddy-Paper das Profissões para os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Mortágua.   

Este jogo que decorreu no espaço escolar pela segunda vez nos últimos anos letivos, pretendeu sensibilizar os alunos para a exploração das profissões, fomentando o convívio e, simultaneamente, procurando desenvolver o tão essencial espírito de equipa.

 ​Para o sucesso da atividade, concorreu a dedicação e esforço da maioria dos alunos e o empenho e colaboração das diretoras de turma e de cada um dos professores, assistentes​ operacionais​ e técnicos que foram responsáveis pelos vários postos a que os alunos se dirigiram no seguimento das pistas que lhes foram fornecidas.

 De acordo com o percurso de cada uma das 17 equipas, os alunos passavam por 6 dos 9 espaços da escola abrangidos pela atividade, sendo estes tão diversos como o Gabinete de Apoio ao Aluno, Centro de Atividades de Tempos livres, Posto médico, Bloco B onde funciona a Unidade da Educação Especial, etc.

Em cada posto foi-lhes criada a oportunidade de responder a desafios onde tinham que decifrar enigmas, usar a imaginação e pôr à prova os seus conhecimentos. Exploraram, descobriram, reconheceram e identificaram profissões tendo como base outras temáticas. Estabeleceram “pontes” não apenas entre as profissões e diversos conteúdos disciplinares - por vezes utilizando línguas estrangeiras - como também o fizeram com temas como as artes, o desporto, a sexualidade, a alimentação, os cuidados de saúde…pedy

A primeira imagem ilustra uma das equipas participantes no cumprimento de uma das tarefas mais difíceis, realizada na secretaria, onde os alunos tinham que organizar um conjunto de imagens de profissões de acordo com a descrição de uma tipologia de atividades.

 

A segunda imagem refere-se ao desafio do gabinete de apoio ao aluno, onde as profissões e os temas ligados ao domínio da sexualidade foram abordados.

 

 pedy1

 

 

No posto do ginásio o desafio mais intelectual foi precedido de tarefas físicas de alguma exigência, que solicitaram o espírito de aventura e a coordenação entre os elementos das equipas, conforme se vê nas imagens.

pedy2 pedy3

Os desafios, realizados num tempo limite de uma hora, revestiram-se de alguma complexidade, solicitando algum esforço físico aos que pretenderam a realização rápida dos percursos. Por vezes, exigiram alguma dose de paciência aos alunos, quando tinham de aguardar a sua vez para entrar nalguns postos. Terão sido principalmente os mais perseverantes, mais organizados e com melhor espírito de equipa, que mais facilmente obtiveram boas pontuações. Houve apenas 4 equipas que atingiram a pontuação máxima, duas do 7ºB, uma do 7ºD e uma do 7ºC.

O momento de divulgação das classificações, que

pedy4

decorreu no auditório, foi uma alegria.

 

 

As equipas que conseguiram conquistar o “pódio” foram as seguintes:

 pedy5

 

1ª classificada - Maria Rodrigues, Laura Ramos, Joana Rodrigues, Beatriz Costa – 7ºB

 

 

 

pedy6

2ª classificada - Marta Martins, Adriana Fernandes, Tatiana Bernardo, Beatriz Besteiros – 7ºB

 

 

 

 

 pedy7

3ª classificada  - Laura Coelho, Andreia Seabra, Gonçalo Marques – 7ºD

 

A organização através da psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação da escola, Manuela Serpa Leal e da psicóloga Lília Ferreira do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida” dirigem, por esta via, um agradecimento especial a todos os participantes e colaboradores.

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação