Utilizador não identificado. (Entrar)
 
 
Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
Alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua no Vaticano
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Segunda, 15 Fevereiro 2016, 10:08
 

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, sete alunos do 9º ano, duas professoras e duas Encarregadas de Educação, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, realizaram uma visita de estudo ao Vaticano nos dias 8, 9, 10 e 11 de fevereiro. 

Os dois primeiros dias foram passados a visitar alguns dos inúmeros monumentos existentes em Roma: Coliseu, Fórum Romano, Igrejas, Fonte de Trevi, Praça de Espanha, Panteão, Monte Palatino, etc. Roma, a Cidade Eterna está repleta de história e de cultura. Todos os dias éramos surpreendidos com novos monumentos que não estavam planeados, mas que pela sua grandeza e imponência todos concordámos que mereciam ser visitados.
O grupo mantinha-se unido e cada vez mais forte. Quando exibíamos as nossas bandeiras – a do Agrupamento e a de Portugal – muitos portugueses, que andavam por Roma, manifestavam o seu carinho.
Um dos pontos altos foi, sem dúvida, a visita ao Vaticano. Depois de respeitar rigorosas medidas de segurança para entrar na Praça de São Pedro, maravilhámo-nos com a imponência da Basílica e com a quantidade de pessoas, das mais diversas nacionalidades, que ali se encontravam. O silêncio, um abraço de grupo e as lágrimas de alguns foram a forma que encontrámos de expressar os nossos sentimentos. 
A visita ao Museu do Vaticano foi outro ponto a assinalar. A imensidão das obras de arte ali reunidas e a sua beleza, desde esculturas a pinturas, aos famosos frescos de Miguel Ângelo na Capela Sistina, tudo é digno de demorada observação.
Depois desta visita participámos na Celebração Eucarística de quarta-feira de cinzas, presidida por Sua Santidade o Papa Francisco. Momento de grande intensidade e emoção. Finalmente a realização do sonho há muito esperado. Como alguns alunos referiram: “Um momento inesquecível!”.
Algumas opiniões de alunos:
«A nossa visita de estudo ao Vaticano foi muito importante para enriquecer os nossos conhecimentos, fortalecer a relação entre professora e alunos e proporcionou momentos únicos e diferentes. A viagem foi muito bem planeada e correspondeu às expetativas de todos. Foi uma viagem que marcou toda a gente e que não será esquecida.» (Rita Matos, nº 21, do 9ºB)
«Conseguimos realizar esta viagem com o apoio de todos, toda a gente contribuiu, todos queriam ajudar! Lutámos e conseguimos!
Ver o Santo Papa era o Nosso Grande Sonho, e que conseguimos realizar, ouvir as suas palavras, a sua voz suave, a maneira com que falava perante crianças, adolescentes e adultos é algo maravilhoso! Vimos, e ouvimos o Nosso segundo "Pai".
Aprendemos muito com esta viagem e é algo que, por muitos anos que passem, nunca vamos esquecer. 
A melhor viagem do Mundo! É como a podemos descrever» (Patrícia Ferreira nº 19, do 9ºB).

Vaticano1

  Vaticano2  Vaticano3

Vaticano4  Vaticano5

 Partilhar

 
Ignorar EntrarIgnorar CalendárioIgnorar Links Ignorar Próximos eventosIgnorar Navegação