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Fotografia de Agrupamento de Escolas de Mortágua
VISITA DE ESTUDO – 9ºS ANOS DE ESCOLARIDADE (PARQUE EÓLICO DE MONÇÃO E MUSEU DO CARAMULO)
por Agrupamento de Escolas de Mortágua - Sábado, 11 Março 2017, 07:55
 

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Em cada ano se concretiza uma visita de estudo, dando continuidade e consolidando o que tem vindo a ser lecionado ao longo do ano escolar, ainda em curso. Na situação em apreço, a saída de escola fez-se com as quatro turmas do 9º ano de escolaridade (A,B,C e D),  no dia 09 de março de 2017, tendo os alunos sido acompanhados pelos professores que estiveram na base da proposta e dinamização da referida visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais, Geografia, História, Físico-Química; e ainda a vertente do Ensino Especial e do projeto “Da escola agarra a vida”. Quanto ao destino, este integrou as visitas ao Parque Eólico de Monção e o Museu do Caramulo.

Destas visitas resultaram um conjunto de informações e curiosidades, designadamente, o facto de uma só empresa de Águeda (peças de automóveis) consumir a grande parte da energia produzida naquele parque eólico e ainda  a situação de o parque produzir apenas 30% da sua capacidade, devendo-se esta situação a fatores naturais ou climatéricos. Quanto ao Caramulo, foi efetivamente realçado o empenho, a dedicação de uma família, a família Lacerda, a quem se deve a transformação de uma aldeia perdida na serra, sem quaisquer acessibilidades, no início do século XX, numa estância termal das melhores, ou entre as melhores da Europa. Paralelamente a este desenvolvimento, a paixão pelo colecionismo, quer no campo da arte, quer dos automóveis direcionou a imagem do Caramulo, dos sanatórios e da tuberculose, para  a museologia, e uma vez mais, também esta nova vertente foi capaz de dignificar a região e o país, mesmo além fronteiras.  

Quanto aos objetivos da visita, em termos pedagógicos, se atentarmos ao que está previsto no documento “Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho criado nos termos do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho (versão para consulta pública), este prevê no ponto 6, “Implicações práticas”, um conjunto de ações, considerando que «… A assunção de princípios, valores e competências-chave para o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória implica alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos…». Do conjunto apresentado no documento supramencionado, é elencado um «… conjunto de ações relacionadas com a prática docente e que são determinantes para o desenvolvimento do perfil dos alunos:

Abordar os conteúdos de cada área do saber associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados;

Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes;…».

Ora, consideramos que o cumprimento da atividade em causa, além de cumprir com os objetivos específicos de cada uma das disciplinas intervenientes; com os objetivos transversais na área da cidadania; com o PAA (Plano Anual de Atividades); cumpre, igualmente, com o estabelecido, em termos pedagógicos, no Perfil dos alunos para o século XXI, anteriormente mencionado. Parece-nos pois, que o Agrupamento de Escolas de Mortágua está de parabéns pelo esforço em dar continuidade às saídas da escola, abrindo aos alunos “janelas” de saber, num espaço geográfico que lhes é próximo!

Os professores dinamizadores

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